sexta-feira, 4 de junho de 2010

Passo - 02

Passo 2 - Considerando o que foi solicitado como tarefa para o passo 3 da etapa n º 7, realize a mesma análise comparativa, mas, agora, sobre a relação amorosa estabelecida entre as personagens Iracema e Martin Soares Moreno, do romance Iracema (1865), de José de Alencar (1829-1877). Para tanto, você deve necessariamente levar em consideração a tendência nacionalista inaugurada pelo romantismo brasileiro, notando, assim, o quanto nossos escritores traduzem localmente muitos dos temas vindos a partir de Portugal. Para ler o romance de José de Alencar: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2029 - Acessado em 07 de dezembro de 2009.

A relação amorosa entre Iracema e Martim é a representação da união das duas raças, portuguesa e brasileira. Os feitos heróicos dos portugueses são exaltados na figura de Martim, mas também Iracema é transformada em heroína, pois a história é narrada sobre o seu ponto de vista, privilegiando os sentimentos do índio e não os do colonizador. É um romance épico narrado em 3ª pessoa mas também com muitas características líricas, diríamos que é um romance quase poesia, onde o autor tenta captar o mundo selvagem do indígena, tal qual ele é, tentando construir uma linguagem brasileira através do uso de termos indígenas. O romance é cheio de simbolismo,e metáforas, onde Iracema representa a terra brasileira(o próprio nome Iracema é anagrama de América) , virgem e exótica que ao se entregar para Martim(colonizador) permite a sua própria destruição.
Nas duas obras há a interferência de uma bebida mágica (presença do maravilhoso) que causa a transgressão social, o licor de jurema, uma espécie de alucinógeno utilizado pelos indígenas e a poção mágica que fez com que Tristão e Isolda se apaixonassem.Também o embate entre o amor paixão e o sofrimento, estão presentes em ambas as obras.O amor cortês, que leva Tristão à vassalagem amorosa também faz de Iracema escrava de seu amor. Não existe a morte platônica, como na lírica trovadoresca, nas duas obras a morte acontece realmente. Em Tristão e Isolda os dois morrem um pelo outro, em Iracema e Martim, apenas ela se entrega à morte; a morte aqui é voluntária, com caráter nobre, capaz de superar todos os obstáculos. O erotismo e a sexualidade também estão presentes entre ambos os casais, mas entre Iracema e Martim a sexualidade visa também a reprodução que tem caráter social, político e econômico, pois seu fruto (Moacir, filho de Iracema e Martim) é a representação da miscigenação. Enfim, a relação amorosa dos casais em foco, é marcada pela dor, pelo sofrimento e inquietude que levam os casais a encararem sem medo o drama existencial.


BIBLIOGRAFIA

Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/859/646
- Acesso em: 26 maio 2010.

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