quarta-feira, 28 de abril de 2010

Passo 01

Passo 01 - Delineie, de forma sucinta, o tema central do Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as da Holanda, de Antonio Vieira (1608-1697). Por que podemos considerar tal obra como sendo representativa de uma literatura portuguesa que vai ganhando traços da colonial? Para ler o sermão, acesse: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/BT2803035.html Acessado em 06 de dezembro de 2009.

O Sermão pelo bom sucesso das armas de portugal contra as da Holanda, trata-se de um texto religioso redigido por Pe. Vieira, cujo tema se relaciona a uma época de turbulência social em que os holandeses estavam prestes a dominar Salvador /BA. Com o firme propósito de consolar o povo brasileiro, que estava amedrontado, Pe. Vieira dirige seu sermão a Deus, exigindo proteção para o seu povo (católico), em detrimento aos holandeses, que segundo ele, eram hereges. Ele utliza-se de passagens bíblicas e fatos históricos para fundamentar seu sermão, e diz que Deus tem obrigação de acudí-los, ajudá-los e libertá-los logo (o povo brasileiro): “Exurge, Domine, adjuva nos, et redime nos”.
Esse Sermão insere-se no contexto histórico do monopólio do comércio açucareiro pelos ibéricos, e o início da concorrência européia, especificamente, pelos holandeses. Ao criar a Companhia das Índias Orientais, a Holanda aparelhava-se para enfrentar a concorrência de Portugal e Espanha que, em 1580 uniram-se formando a União Peninsular sob o domínio dos Habsburgos. O Sermão, portanto, foi escrito no último ano da dominação espanhola, ou seja, em 1640.
Por ter Pe. Vieira nascido em Portugal e ter tido acesso a uma sólida cultura humanística, além de possuir também perícia verbal, ele faz desse sermão uma obra que representa a literatura portuguesa, mas que também tem traços da literatura colonial , pois ela reflete as preocupações do autor com os problemas sociais do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário