Passo 3 - Leia os dois sonetos abaixo de Gregório de Matos (1636-1695). Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre a obra do poeta: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/gregorio.html Acessado em 06 de dezembro de 2009.
A N. SENHOR JESUS CHRISTO COM ACTOS DE
ARREPENDIDO E SUSPIROS DE AMOR.
Ofendi-vos, meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha à vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me, e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que rendem vossa luz.
Luz que claro me mostra a salvação,
A salvação pretendo em tais abraço
Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus.
a) Qual a classificação temática de tal soneto de Gregório de Matos?
Poesia Religiosa Barroca
b) Por que a temática deste poema pode ser considerada tipicamente barroca?
Porque existe nesta temática uma tentativa de conciliação de idéias antagônicas entre a vida e a morte. O poeta oscila entre a busca pelo gozo dos prazeres da vida, e a fuga desses prazeres através da fé. O Barroco é a arte dos contrastes.
c) Neste poema, Gregório de Matos faz uso de um artifício poético denominado anadiplose. Em que consiste tal artifício?
Anadiplose é a figura de linguagem que consiste na repetição da última palavra, ou expressão de uma oração ou frase no início da seguinte, com intenção de realce. Ex: Estrofe um, 1º verso: (...) verdade, 2º verso É verdade, (...).
AOS AFETOS, E LÁGRIMAS DERRAMADAS NA
AUSÊNCIA DA DAMA A QUEM QUERIA BEM.
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se é fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
a) Qual a classificação temática de tal poema de Gregório de
Matos?
Poesia Lírico-Amorosa.
b) A antítese e o paradoxo são bem determinantes para o desenvolvimento lógico e temático do poema. Demonstre quais são suas principais estruturas antitéticas e paradoxais, fundamentais para a compreensão de suas características barrocas.
Identifique pelo menos um oxímoro e um quiasmo no poema. Explique como funcionam.
A N. SENHOR JESUS CHRISTO COM ACTOS DE
ARREPENDIDO E SUSPIROS DE AMOR.
Ofendi-vos, meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha à vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me, e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que rendem vossa luz.
Luz que claro me mostra a salvação,
A salvação pretendo em tais abraço
Misericórdia, Amor, Jesus, Jesus.
a) Qual a classificação temática de tal soneto de Gregório de Matos?
Poesia Religiosa Barroca
b) Por que a temática deste poema pode ser considerada tipicamente barroca?
Porque existe nesta temática uma tentativa de conciliação de idéias antagônicas entre a vida e a morte. O poeta oscila entre a busca pelo gozo dos prazeres da vida, e a fuga desses prazeres através da fé. O Barroco é a arte dos contrastes.
c) Neste poema, Gregório de Matos faz uso de um artifício poético denominado anadiplose. Em que consiste tal artifício?
Anadiplose é a figura de linguagem que consiste na repetição da última palavra, ou expressão de uma oração ou frase no início da seguinte, com intenção de realce. Ex: Estrofe um, 1º verso: (...) verdade, 2º verso É verdade, (...).
AOS AFETOS, E LÁGRIMAS DERRAMADAS NA
AUSÊNCIA DA DAMA A QUEM QUERIA BEM.
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se é fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
a) Qual a classificação temática de tal poema de Gregório de
Matos?
Poesia Lírico-Amorosa.
b) A antítese e o paradoxo são bem determinantes para o desenvolvimento lógico e temático do poema. Demonstre quais são suas principais estruturas antitéticas e paradoxais, fundamentais para a compreensão de suas características barrocas.
Identifique pelo menos um oxímoro e um quiasmo no poema. Explique como funcionam.
Antítese: Figura de pensamento que consiste na colocação de duas idéias opostas, antitéticas, lado lado, em uma mesma frase. Ao longo do poema, a antítese entre fogo/calor X neve/frio é trabalhada e serve para destacar a contradição entre o amor (fogo) e a saudade (neve) que nasce com a separação, e das ligações existentes entre eles: o “fogo” da paixão derrete a “neve”, que se converte em lágrimas na despedida.
Paradoxo: Figura de pensamento em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão. Exemplificando com a primeira estrofe , terceiro verso: Incêndio, disfarçado de mares de água; e quarto verso: rio de neve, convertido em fogo.
Oxímoro: Tipo de antítese que destaca existência simultânea de opostos num plano complexo de realidade. Exemplificarei aqui com a última estrofe, nos segundo e terceiro versos, as antíteses são transformadas em oxímoros: “neve ardente” (Como pode a neve fria ser ardente?) e “chama fria” (Como pode a chama, que é quente, ser fria?).
Quiasmo: Espécie de antítese que consiste no cruzamento de grupos de palavras paralelas ( dois ou quatro vocábulos), de forma que o grupo de vocábulo do primeiro se repete no segundo, em ordem inversa (AB X BA). Exemplificando com a segunda estrofe, terceiro e quarto versos: “Quando fogo (A) em cristais(B) aprisionado;“Quando cristal(B), em chamas(A) derretido”.
Somente o exemplo de paradoxo está errado.
ResponderExcluir