Passo 2 - Não são poucos os críticos a sublinhar a tensão entre características românticas e clássicas na obra Almeida Garrett. Nos capítulos 05 e 06 de Viagens na Minha Terra, encontre e comente elementos que justifiquem tal opinião da crítica.
Em “Viagens na minha terra”, há uma contradição interna das personagens, que nos leva à percepção de que o texto tem marcas românticas que se recusam a seguir moldes clássicos.
A dualidade sentimental e vivencial do autor, também contrapõe o amor idealizado à pátria e ao desalento resultante da observação da realidade.
O autor relata a oscilação entre a razão e o sentimento típico da época, buscando expressar o conflito do romântico frente a um mundo visto pelo classicismo, numa mistura de diversos gêneros.
Nos capítulos 05 e 06 de sua obra, os elementos que justificam essa opinião crítica, seria a Transição Clássica: Orfeu e o bosque de Mêlano.
Nós vemos que os capítulos 05 e 06 são bem distintos: um é predominantemente clássico (elementos como campos, pastos etc) e o outro predominantemente romântico (elementos como o crepúsculo etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário